Pular para o conteúdo
Início » Blog » Nutri, como faço para não acabar de uma vez só com os chocolates que ganharei na Páscoa?

Nutri, como faço para não acabar de uma vez só com os chocolates que ganharei na Páscoa?

O segredo para tudo nessa vida é autocontrole!

Nessa época a gente ganha muito chocolate mesmo, né. Então, nesse post vou dar algumas dicas de como você pode trabalhar seu autocontrole para não acabar com todos os chocolates de páscoa de uma vez só. 

  1. Comece pelos chocolates menores (bombons, tabletes pequenos, trufas). Isso mesmo, aqueles que já vem em menor porção. Procure deixar para comê-los após o almoço, no meio da tarde e após o jantar (Apenas 1 porção/unidade) e lembre-se de se alimentar de forma saudável.
  2. Não substitua lanches ou refeições por chocolates, hein. Chocolates são calóricos e não possuem todos os nutrientes que seu corpo precisa para manter equilíbrio, então manere!
  3. Se ganhar ovos, sugiro quebrá-los em pequenos pedaços e guardar em um potinho ou bomboniere para consumir da mesma forma que os bombons e outros exemplos do tópico 1.
  4. Não sinta culpa se comer um pedaço a mais em algum momento, pois você sabe que é capaz de recuperar e manter o autocontrole. 

Dica para a vida: tudo aquilo que pode ser planejado com cuidado, pode ser incluído na sua rotina sem atrapalhar os seus resultados.

Você sabia que o Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de no máximo 30g de chocolate ao dia? Então, se você ama chocolate e não saberia fazer uma dieta saudável sem chocolate, deixa eu te tranquilizar, porque é possível incluir esses 30g diários para você também. 

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina: “Chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais do fruto.” E ainda assim, infelizmente, muitas marcas não chegam a entregar 5% em seus produtos.

Se você gosta muito de doce, provavelmente prefira um chocolate entre 40% – 50% cacau, ou ainda chocolate branco. O ideal mesmo, seria se você conseguisse começar a consumir um chocolate com 60% ou mais de cacau para usufruir melhor dos benefícios que ele oferece à sua saúde.

🍫 Chocolate Amargo e Meio Amargo  (≥ 55 % cacau): possuem mais abundância de flavonóides, são ótimos para a circulação sanguínea, impactam positivamente o bom colesterol (HDL) e são ricos em ferro, selênio e magnésio.

🍫 Chocolate ao Leite: Não é o mais indicado, pois contém açúcares. Sua vantagem é ser menos calórico e conter menos gordura hidrogenada em sua composição.

🍫 Chocolate Branco: seu único “benefício” é a ausência de cafeína. Oferece uma carga energética maior, pois contém mais calorias que os demais. ⚠️ consumo moderado!

Sobre Chocolates Light e Diet

Segundo uma matéria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC, 2022) devemos prestar atenção nos chocolates rotulados light e diet. Um produto light tem 25% menos nutrientes, já o diet não tem nenhum nutriente. O ovo de páscoa diet, por exemplo, não contém açúcar, mas pode possuir muita gordura. 

Então, espero que esse breve post te ajude a manter o controle na hora de comer os chocolates que você vai ganhar. Também espero te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis na hora de adquirir esse produto no futuro.

Uma feliz páscoa para você e toda a sua família! 🐇