- Você tem sentido fome a toda hora e sente muito desejo por doces e alimentos gordurosos;
- Você vem sofrendo muito com constipação (intestino preso) e excesso de gases ou sensação de estufamento após as refeições;
- Você tem se sentido muito cansada e indisposta para os afazeres mais simples do seu dia a dia;
- Não está conseguindo ter uma boa noite de sono, pois demora a dormir e acorda várias vezes durante a noite;
- Você notou queda de cabelo acentuada e suas unhas estão mais frágeis e quebradiças.
Se você identificou a presença de pelo menos 3 desses sinais, significa que você precisa prestar mais atenção nos aspectos relacionados à sua alimentação. Nosso corpo é como uma máquina, e assim como as máquinas, precisa estar com a manutenção em dia para manter o equilíbrio do nosso metabolismo. Por isso, esses sinais podem estar relacionados a alguma desordem metabólica e carência de alguns micronutrientes.
O que pode estar contribuindo para esses sinais:
- Você não tem o costume de beber água com frequência, principalmente nas épocas mais frias do ano;
- Você faz poucas refeições durante o seu dia, e o baixo aporte energético contribui para o desejo por doces e pela sensação de cansaço;
- Comete excessos no consumo de doces, açúcares refinados, bolos, biscoitos doces e refrigerantes;
- Você pode estar com deficiência ou carência de alguns micronutrientes, ou vitaminas como o magnésio, zinco, cromo e vitaminas do complexo B;
- Você é uma pessoa muito estressada, nervosa, ansiosa, e esse estresse pode estar contribuindo para todo esse desequilíbrio metabólico;
- Consome uma elevada quantidade de cafeína (café, chás, chimarrão, chocolates “etc”)
- Dormir pouco ou dormir mal desregula a produção de leptina e grelina, dois hormônios relacionados às sensações de fome e saciedade, e isso pode contribuir para o aumento da sensação de fome e desejo por doces e frituras durante o dia.
O que você pode fazer para eliminar esses sinais da sua rotina:
- Regularize o seu consumo de água diário. Para saber a quantidade ideal de água por dia, faça o seguinte cálculo: multiplique o seu peso em kg por 35ml de água (Hidratação = P(kg) x 35 (ml) = x ml/dia) Exemplo: H = 60kg x 35ml = 2.100ml/água/dia.
- Inclua mais frutas, fibras (aveia, chia, semente de abóbora, cereais integrais), legumes e hortaliças na sua rotina;
- Procure tirar um tempo para relaxar: leia um livro, assista uma série, encontre seus amigos, converse com alguém que lhe transmita calmaria;
- Se você ama um doce após as refeições, consuma entre 20 – 40g de chocolate ≥ 60% cacau depois do almoço e do jantar.
- Antes de dormir, preferencialmente 2h antes de deitar, tome um chá de camomila, melissa, lavanda, maracujá. Eles vão auxiliar no relaxamento e na melhoria do sono.
- Evite consumir em demasia as bebidas estimulantes: café, chá-preto, chimarrão e outras bebidas ou alimentos que contenham cafeína ou álcool. Principalmente próximo da noite.
- Pratique pelo menos 30 min bem feitos de exercício, para estimular os hormônios de bem-estar e relaxamento. Isso também ajudará na melhora do sono.
- Reduza o consumo diário de biscoitos recheados, bolos, salgadinhos, refrigerantes, balas e excesso de chocolates. Reduzindo esses pequenos vícios, você já vai notar uma grande diferença na sua disposição e saúde intestinal.
- Procure se organizar para ir para a cama sempre antes das 23h, pois depois desse período a produção de enzimas e liberação de hormônios pode ser afetada. Além disso, nosso organismo precisa de um tempo adequado para repousar e restabelecer o equilíbrio para o dia seguinte.
E aí, tá pronta pra agir e mandar esses sinais indesejados pra bem longe do teu corpo? Se precisar de ajuda, pode contar comigo, estou pronta para te ajudar a eliminar quaisquer sintomas alimentares indesejados, fazer um upgrade na sua autoestima e de bônus restaurar a sua saúde sem que você passe por restrições desnecessárias. Bora?