A cada dia que passa, ficamos mais expostos a todo o tipo de informação falsa e, muitas vezes, não nos damos conta de que podemos estar sendo influenciados de maneira negativa por pessoas que não são capacitadas profissionalmente para abordar determinados assuntos, principalmente quando falamos de nutrição e alimentação saudável no emagrecimento.
Agora, quero que você leia essas 5 mentiras super comuns no mundo da “blogueiragem” e confira porque elas não fazer sentido para uma nutricionista de verdade:
1. “Você emagrece quando substitui tudo pela versão diet ou light”
Um processo de Reeducação Alimentar vai muito além de consumir alimentos baixos ou “zero” em calorias. Uma reeducação alimentar está relacionada à mudança de hábitos e outros aspectos específicos da alimentação. Para emagrecer da maneira correta, você precisa de planejamento, organização e do consumo de alimentos íntegros e mais naturais possíveis.
2. “A genética define desde cedo se vamos ser gordos ou magros”
A genética é sim importante em diversos aspectos metabólicos do nosso corpo, mas isso não significa que você não é capaz de traçar metas e alcançá-las. Você é sim, capaz de atingir um objetivo de emagrecimento, ou ainda de um ganho de massa que pareça distante. Importante entender que aqui nesse quesito, você precisa se conhecer, saber qual o seu biotipo e quais são os “estilos” de vida que melhor se enquadram dentro desse biotipo para que você atinja um emagrecimento, por exemplo.
Sempre peça ajuda de uma nutricionista, não invista em dietas da moda, procure algo que seja feito exclusivamente para você!
3. “Trace metas altas para que o emagrecimento seja eficiente”
Nada disso. Se você traçar apenas uma grande meta e essa meta for “absurda”, você vai desistir nas primeiras semanas. O segredo para atingir quaisquer objetivos na vida é: definir uma grande meta, e dividi-la em pequenas metas. Atribuir o grau de esforço que você está disposta a entregar para bater essas pequenas metas e, então, alcançar a grande meta.
Acredite no seu poder de mudar as coisas!
4. “Você vai emagrecer se ficar horas sem comer durante o dia”
Ficar horas sem se alimentar pode fazer muito mal à sua saúde, podendo afetar não só a sua saúde metabólica, como também a sua saúde mental. Ficar horas sem comer, aumenta a vontade por alimentos mais calóricos e geralmente leva a episódios de exagero no volume de alimentos ingeridos em uma próxima refeição.
Dessa forma, quanto maior for o volume de alimentos, maior será a quantidade de calorias ingeridas. Por isso, o ganho de peso se torna mais propenso do que o emagrecimento nesse caso. Tome cuidado!
5. “Você emagrece quando evita fazer a refeição do jantar”
Nada disso. O ideal é que à noite você faça refeições mais leves e com menos calorias. Prefira saladas, legumes no vapor, uma boa fonte de proteína e uma porção menor de carboidrato. Em relação ao carboidrato, prefira aqueles mais integrais: batata-doce, abóbora, mandioca e batata inglesa.
Quando se prioriza carboidratos complexos, ricos em fibras e nutrientes, como alimentos integrais, esses podem ser aliados da qualidade do sono. Isso ocorre porque a ingestão de carboidratos ajuda a diminuir o cortisol, o hormônio do estresse.
E aí, garanto que você já ouviu essas e mais algumas que rolam pela internet, né!?
Espero que com esse post você comece identificar profissionais que estejam forçando a barra com o que prometem. Nutrição de verdade não impõe privações, não sugere trocas desnecessárias e também não apoia períodos longos sem se alimentar. Precisa de ajuda e quer começar hoje? Entre em contato e agende seu horário.