Pular para o conteúdo
Início » Blog » Alimentos que Ajudam a Reduzir os Sintomas da Menopausa

Alimentos que Ajudam a Reduzir os Sintomas da Menopausa

Se você tem entre 45 e 55 anos, está no climatério ou já está na menopausa, esse post é para você. Durante a menopausa, muitas mulheres enfrentam desafios como ondas de calor, mudanças de humor, ganho de peso e alterações no metabolismo, como a redução hormonal de estrogênio e progesterona. Uma dieta saudável ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas da menopausa e melhorar a sua relação com essa nova fase da vida. 

A alimentação saudável também protege contra problemas de saúde associados a essa fase, como por exemplo, perda de massa muscular, diminuição da densidade óssea, doenças cardiovasculares e hipertensão. Aliar a prática de atividades físicas com a alimentação saudável também é uma ótima estratégia para você lidar com os sintomas da menopausa, prevenir as perdas de massa magra e densidade óssea. Hoje quero falar para você sobre a influência de alguns alimentos na melhora dos sintomas da menopausa.

Fitoestrógenos

Os fitoestrogênios são muito semelhantes ao estrogênio produzido no corpo humano. Então se você ingeri-los regularmente e em quantidades suficientes, eles começam a ter efeitos levemente semelhantes ao estrogênio no seu organismo – o que é ótimo quando os níveis de estrogênio diminuem na menopausa. Além disso, também são benéficos para a sua saúde cardiovascular.

Os efeitos do consumo desses alimentos estrógenos tendem a aparecer após três meses de consumo contínuo e os seus efeitos são mais eficazes quando você consegue ingeri-los em várias porções durante o dia do que em uma única dose concentrada. 

São exemplos de alimentos fontes de estrógenos: grão de bico, lentilha, vagem, soja, tofu, linhaça, chia, feijão, semente de girassol, brócolis, repolho, ameixa seca, framboesa, nozes, aveia e edamame.

Outros alimentos aliados da mulher na menopausa:

Soja: Rica em fitoestrógenos, que ajudam a equilibrar os níveis hormonais.

Linhaça: Fonte de lignanas, que têm propriedades semelhantes aos estrogênios naturais do corpo.

Peixes ricos em ômega-3: Salmão e sardinha, que ajudam a reduzir os sintomas da menopausa, como depressão e problemas de memória.

Frutas e vegetais coloridos: Fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes importantes para a saúde geral e para combater os danos causados pelo envelhecimento.

Vegetais crucíferos: Brócolis, couve-flor e repolho são ricos em fibras, vitaminas e fitonutrientes que promovem a saúde óssea e cardiovascular.

Iogurte e kefir: Fontes de probióticos que ajudam a manter a saúde intestinal, que por sua vez está ligada à saúde hormonal.

Nozes e sementes: Como amêndoas, nozes, sementes de girassol e de abóbora, que são ricas em gorduras saudáveis, fibras e fitoestrogênios.

Grãos integrais: Aveia, quinoa, arroz integral, entre outros, são boas fontes de fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, que ajudam a regular o humor e o sono.

Abacate: Rico em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e potássio, que ajudam a manter a pele saudável e o coração protegido.

Chá verde: Contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de osteoporose e melhorar a saúde cardiovascular. Alguns estudos sugerem que o chá verde pode ajudar a aumentar a densidade mineral óssea.

Está precisando de ajuda para lidar com os sintomas da Menopausa?

Se você está buscando maneiras naturais de enfrentar os desafios da menopausa e promover o seu bem-estar, considere adotar uma dieta rica nesses alimentos citados no post. Lembre-se sempre da importância de combinar a alimentação saudável com uma atividade física regular, além do check up médico anual. Se você deseja receber prescrições personalizadas sobre como adaptar sua alimentação às suas necessidades durante a menopausa, não hesite em marcar uma consulta agora mesmo pelo link de WhatsApp abaixo. Estou aqui para ajudar você a atravessar essa fase com mais conforto e vitalidade.