Na verdade, a estratégia de fracionamento de refeições por horários não muito distantes, tem por objetivo evitar os excessos de comida nos horários das refeições. Além disso, de nada adianta o fracionamento, se a qualidade e a combinação de nutrientes da refeição não for equilibrada. A frequência das refeições também deve corresponder à rotina de cada indivíduo, respeitando o gasto energético diário. Ou seja, deve haver equilíbrio entre o que é ingerido e o que é gasto pelo organismo.
Mas sabe o que pode ajudar muito? Fazer as refeições em horários fixos.
Fazer as refeições sempre nos mesmos horários é fundamental para que seu corpo mantenha uma taxa metabólica regular. Além disso, facilita muito mais a percepção dos sinais de fome e saciedade, pois você começa sentir fome geralmente no mesmo horário e sabe exatamente quando já está saciado.
Não exitem estudos que comprovem a eficácia do fracionamento de 3 em 3 horas no aumento do metabolismo e aceleração de emagrecimento. Existe sim, uma estratégia de fracionamento de refeições combinada ao déficit calórico adequado para cada indivíduo, com o objetivo de proporcionar um maior controle da fome em casos específicos.
Existe um estudo de Harvard (2015), que sugere um número mínimo de 3 refeições diárias, divididas em café da manhã, almoço e jantar. Dessas refeições, sugere-se ainda que, café da manhã e almoço sejam as refeições com maior aporte calórico devido ao gasto energético do indivíduo durante o dia. Já o jantar, sugere-se que seja uma refeição mais leve, com aporte calórico um pouco menor do que as outras refeições, pois as pessoas tendem a ficar em repouso e gastar menos energia depois do horário do jantar.
RESUMINDO: se para você a melhor maneira de seguir a rotina alimentar é fazendo refeições de 3 em 3 horas e você sente fome nos horários certos e sua rotina demanda mais energia, ótimo! E se você faz 3 refeições ao dia, não sente fome nos intervalos e/ou sua alimentação já foi organizada por uma nutricionista, respeitando as suas particularidades, ótimo também!
Lembrando sempre que além de quantidade, a QUALIDADE da alimentação é MUITO importante! 💚✨