Muitas pessoas possuem o hábito de tomar líquidos durante as refeições, mas você sabia que esse hábito pode trazer alguns prejuízos para a sua saúde e prejudicar o seu processo de emagrecimento? Dentre os efeitos colaterais causados pelo consumo de líquidos em excesso durante as refeições, temos: distensão abdominal, flatulência, fadiga e ganho de peso.
Ainda assim, acredita-se que o consumo de até um copo americano de água (190ml) durante as refeições, pode não ser prejudicial. Ficou interessado em saber como o líquido durante as refeições pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento? Leia o post e fique por dentro.
Efeitos da ingestão de líquidos durante as refeições
Ocasiona a diluição dos sucos gástricos: Quando ingerimos líquidos durante as refeições, diluímos os sucos gástricos do estômago, responsáveis pela digestão dos alimentos. Isso pode levar a uma digestão mais lenta e incompleta, o que pode causar desconforto abdominal, inchaço e gases. Além disso, a diluição dos sucos gástricos implica na má absorção de nutrientes e ocorrência de carências nutricionais.
Prejudica a absorção de nutrientes: Os líquidos ingeridos, diluem o ácido clorídrico do estômago, que pode afetar a quebra de proteínas em aminoácidos e reduzir a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais como a vitamina B12, o ferro e o cálcio. Ou seja, fator que contribui para a carência de nutrientes importantes para a sua saúde.
Interfere nos perceptores da saciedade: Ingerir líquidos durante as refeições também pode nos fazer sentir menos saciados, o que pode levar a comer em excesso e ganhar peso. Além de dilatar o estômago, a informação que vai para o cérebro é de que o volume de alimento no estômago é maior. O líquido é absorvido rapidamente devido ao grande volume e, pouco tempo depois das refeições, o cérebro pode identificar que você está com fome novamente, o que pode gerar um consumo excessivo de alimentos na próxima refeição.
Como incluir líquidos então?
É recomendado beber água ou outros líquidos pelo menos 30 minutos antes, ou depois das refeições. Também podemos optar por alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, que fornecem hidratação e nutrientes importantes.
Sucos podem ser incluídos na rotina alimentar, desde que, respeitem as recomendações energéticas diárias de calorias, macro e micronutrientes para você. Por isso é tão importante que além de você deixar o hábito de ingerir líquidos durante as refeições, procure também uma nutricionista para fazer a inclusão correta de sucos na sua alimentação respeitando os parâmetros necessários para manter o equilíbrio das funções do seu organismo.
Espero ter contribuído para que você entenda a importância de não ingerir líquidos com as refeições. Se precisar de alguma ajuda estou à disposição!