É aquela que reúne todas as substâncias de que o corpo precisa para manter seu funcionamento dentro do normal. Requer diversidade de alimentos nas refeições, com equilíbrio entre os macro e micronutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
A alimentação saudável respeita os aspectos socioculturais, assim como promove o resgate e o incentivo da produção e do consumo de alimentos regionais que levam em conta os aspectos alimentares e afetivos relacionados à alimentação.
Manter uma alimentação saudável protege da desnutrição em todos os seus aspectos, melhora as condições de saúde prevenindo o surgimentos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
Quais as características de uma alimentação saudável?
Variada
Aquela que inclui vários grupos de alimentos nutritivos e que precisam ser consumidos diariamente: cereais, frutas, hortaliças, carnes, laticínios e feijões.
Equilibrada
Respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento, por exemplo: deve-se consumir de 5 a 10 porções de frutas e hortaliças ao dia, incluir uma boa fonte de proteína nas refeições, atenção para que os macronutrientes estejam presentes em todas as refeições do dia, e manter o controle das quantidades de sal, açúcares e gorduras utilizadas no dia a dia.
Colorida
Quanto mais colorida a alimentação, mais adequada em termos de nutrientes ela será. Além de assegurar a variedade da refeição, deixa o prato mais atrativo.
Suficiente
Em quantidades e com qualidade que atendam e respeitem as necessidades de cada pessoa de forma individualizada, levando em consideração os aspectos culturais, comportamentais e afetivos.
Acessível
Uma alimentação com base em alimentos in natura, produzidos e comercializados na sua região e alimentos da estação, geralmente custam menos devido à maior oferta. Essas são as formas mais baratas de comer bem de forma acessível.
Segura
Deve-se respeitar as regras de higiene na hora de manusear todos os alimentos, descartando aqueles que possuem prazo de validade vencido ou que estejam visivelmente estragados.